O-FUTURO

O FUTURO DO TRABALHO: TENDÊNCIAS PARA 2024

De acordo com um estudo feito pela Accenture, mais de 90% dos CEOs pelo mundo todo relatam escassez de talentos e falta de habilidades relevantes quando se trata de pessoas para cuidarem do futuro de seus negócios. 

Nesse texto vamos relacionar 4 tendências no mercado de trabalho em 2024 para que você, sua empresa e seus funcionários estejam atualizados nessas questões e se destaquem em meio a tantas oportunidades. 

1- Vagas com habilidades em IA

Segundo dados divulgados pelo LinkedIn em agosto de 2023, o número de vagas que mencionaram Chat GPT aumentou 21 vezes desde novembro de 2022. 

A demanda por inteligência artificial se tornou a principal área de conhecimento tecnológico procurada pelas empresas atualmente. Machine learning e internet das coisas ocupam as posições subsequentes no ranking, conforme revelado por um estudo da Cortex, uma plataforma de inteligência de vendas B2B. 

Esta pesquisa analisou mais de três milhões de ofertas de emprego veiculadas nos principais portais brasileiros entre março e junho, identificando 34.324 oportunidades vinculadas à inteligência artificial.

É esperado um aumento significativo nessa demanda até 2024. De acordo com o estudo “Futuro do Trabalho 2023”, feito pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, cerca de 44% das competências profissionais serão transformadas dentro de 5 anos. 

2- Setor de Tecnologia se destaca

Habilidades como programação, análise de dados e gerenciamento de sistemas inteligentes ainda estão super em alta alavancadas pelas tendências do setor da tecnologia. Segundo o guia salarial voltado para a área da tecnologia da Adecco, um arquiteto de machine learning, por exemplo, pode chegar a ganhar 38 mil reais em grandes empresas de São Paulo. 

Em relação aos maiores salários, destacam-se as seguintes áreas: cibersegurança, Data Science, BI (Business Intelligence).

Além disso, há uma grande procura por profissionais como: desenvolvedor Java, desenvolvedor Android, desenvolvedor iOS, engenheiro de software, analista de suporte, arquiteto de nuvem (Cloud Computing), operador de Service Desk, gerente de projetos de TI, gerente de desenvolvimento de sistemas e arquiteto de software.

3- Trabalhos mais flexíveis 

Trabalhos com dias, horários e locais flexíveis não é uma novidade. Durante a pandemia muito se fez 100% online e home office e essa forma de trabalho conquistou boa parte do mundo. 

Segundo dados da Randstand, nas entrevistas de emprego, o modelo de trabalho é uma das primeiras questões levantadas pelos candidatos e muitas questões entram em jogo: equilibrar a vida pessoal, maior produtividade e satisfação com o emprego. E você, qual prefere?

4- Equilibrando soft e tech skills

Para uma boa liderança a inteligência emocional é considerada a principal habilidade para 49% dos profissionais entrevistados pela pesquisa da Robert Half no LinkedIn. Mas se o profissional tiver habilidades no ramo da tecnologia, ele se destaca ainda mais. 

O ideal então, segundo essa empresa de recrutamento, é ter os dois: soft e tech skills. Ter inteligência emocional, uma boa comunicação, capacidade de inspirar além de habilidades no ramo da tecnologia. 

E isso tem uma explicação: líderes com habilidades tecnológicas tendem a tomar decisões mais estratégicas, sempre se apoiando em tendências, para identificar e aproveitar as oportunidades emergentes que podem alavancar o seu negócio 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ultimos posts

Entre em contato

Endereço

Av. Carneiro Leão, 294 Sala 302, Zona 01 - Maringá, PR
R. Para, 1122 Sala 71, Centro - Londrina, PR

Telefone

(44) 3026-0038