ORDEM-DE-SERVIÇO

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ORDEM DE SERVIÇO 

Toda prestação de serviço começa com uma ordem de serviço que nada mais é do que um guia para todo o processo de contratar e executar um trabalho dentro da empresa. Isso ajuda a manter os colaboradores alinhados e claro o gestor informado de tudo o que está acontecendo. 

Benefícios da Utilização da Ordem de Serviço

A adoção de um documento simples, como a ordem de serviço, proporciona diversas vantagens para as empresas.

Esse documento é crucial para comunicar gestores e colaboradores acerca das demandas do negócio e orientar a prestação do serviço. Com um fluxo de ordens de serviço padronizado, a empresa consegue:

  • Organizar os pedidos de acordo com a capacidade produtiva da equipe.
  • Garantir a entrega no prazo e conforme as especificações contratadas.
  • Controlar a produtividade dos colaboradores.
  • Calcular com precisão os materiais e a mão de obra necessários à execução do trabalho.
  • Equilibrar o estoque com os pedidos para maior eficiência.
  • Calcular os custos para assegurar uma precificação correta.
  • Auxiliar no controle de trocas, reparos e alterações nos pedidos dos clientes.
  • Informar aos colaboradores os detalhes do serviço, orientando a execução segura e eficiente.
  • Gerenciar as finanças com maior agilidade.

Elementos Essenciais em uma Ordem de Serviço

O conteúdo de uma ordem de serviço pode variar de acordo com a atividade da empresa e o serviço a ser executado. No entanto, de maneira geral, o documento deve conter as seguintes informações:

  • Número da ordem de serviço.
  • Descrição detalhada do serviço a ser realizado.
  • Valor a ser cobrado pelo serviço.
  • Local onde o serviço será prestado.
  • Dados do cliente, incluindo nome/razão social, CPF/CNPJ, endereço e telefone.
  • Data de emissão da ordem de serviço.
  • Forma de pagamento acordada.

A ordem de serviço também pode incluir o nome do profissional encarregado, um laudo técnico, a justificativa do pedido, a descrição do problema resolvido pelo serviço, a lista detalhada de peças e materiais utilizados, o horário de início e término do serviço, e outros dados essenciais.

Como evidenciado, os detalhes presentes em uma ordem de serviço dão ao documento uma natureza de autorização para o início de um serviço específico, além de funcionarem como um suporte para a consulta de informações.

Dessa forma, é recomendável que o próprio colaborador que emitiu a ordem de serviço assine o documento, indicando seu cargo, para facilitar o controle interno da demanda.

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