Cibersegurança

5G, IOT E CIBERSEGURANÇA: QUAL A RELAÇÃO ENTRE ELES?

A população brasileira está ansiosa para o início efetivo da utilização da rede móvel 5G. Mais velocidade, maior processamento e muita agilidade. Estamos vivendo a era da tecnologia e queremos, cada dia mais, soluções que nos ajudem em todos os processos do cotidiano. Mas será que estamos protegidos em meio a tantos recursos tecnológicos? 

Segundo dados da International Data Corporation (IDC) os principais temas abordados em 2023-2024 são 5G, Cibersegurança e Internet das Coisas ou IoT. Qual será a relação entre eles? Estamos mesmo protegidos? Como não expor nossos dados em meio a tantos mecanismos? É o que veremos a seguir. 

A sigla 5G é a abreviação de quinta geração de redes de celulares sem fio. Ela é capaz de transmitir toneladas de dados em uma distância menor que o 4G LTE. Isso aumenta a velocidade, ajuda na consistência da conexão mesmo em movimento. 

Com o 5G, teremos melhores experiências com a rede móvel e outros benefícios como a Internet das Coisas (IoT). A IoT refere-se a todos os objetos ou dispositivos que são interconectados à internet, permitindo uma transmissão de dados sem qualquer mediação humana. Ela terá um upgrade em larga escala e irá promover, sem sombra de dúvidas, o crescimento da tecnologia tanto para a indústria quanto para o consumidor final. 

Hoje em dia muitos dispositivos já utilizam a IoT, mas com algumas limitações por conta da atual estrutura de conexão. Com a chegada eficiente do 5G, os dispositivos movidos a baterias poderão permanecer ativos e conectados com menor necessidade de recarga, permitindo o uso completamente sem fio em áreas mais remotas ou de difícil acesso. 

Desde termostatos e alto-falantes inteligentes até sensores em cargas industriais e redes elétricas que encontramos nas cidades, eles terão a autonomia de desenvolver seu próprio papel. Além disso, a IoT compatível com o 5G terá um desempenho fundamental para fornecer um melhor monitoramento da infraestrutura e para a automação inteligente em fábricas, alternando processos de trabalho de forma dinâmica. 

Analisando por esses aspectos, parece que não teremos problemas com nada, certo? Não é bem assim. Com o aumento da possibilidade de transmissão de dados em uma velocidade recorde, vem também a preocupação com a cibersegurança e desenvolvimento de novos softwares para que isso aconteça de forma efetiva. 

As redes pré-5G disponibilizavam um número menor de pontos de contato de tráfego de hardware, o que acabava facilitando as verificações de segurança. Os novos sistemas dinâmicos baseados em softwares do 5G têm um número muito maior de pontos de roteamento de tráfego. Com esse aumento, a segurança do usuário pode estar em risco em áreas de instabilidade podendo assim comprometer também as redes. 

Mesmo que essa realidade demore para acontecer de forma efetiva, há milhares de estudos dentro do mundo dos softwares caminhando para o desenvolvimento de plataformas amplas e seguras. Para que o usuário ou a empresa não fique com receio de aproveitar o que há de mais novo no mundo da quinta geração de rede móvel. Mesmo assim, trazemos dicas importantes para sua empresa se manter protegida desde já. 

Como sua empresa pode se preparar para o 5G

Instale antivírus em todos os dispositivos da sua empresa;

Use uma VPN para impedir espionagem e acesso aos seus dados;

Coloque senhas de acesso difíceis de descobrir;

Atualize as senhas de back-end de todos os dispositivos da IoT;

Mantenha os dispositivos da IoT atualizados com patches de segurança.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ultimos posts

Entre em contato

Endereço

Av. Carneiro Leão, 294 Sala 302, Zona 01 - Maringá, PR
R. Para, 1122 Sala 71, Centro - Londrina, PR

Telefone

(44) 3026-0038