downsell e upsell

DOWNSELL E UPSELL: QUAL A DIFERENÇA E COMO APLICÁ-LO EM SEU E-COMMERCE?

Impulsione as vendas do seu e-commerce com as estratégias de Downsell e Upsell e obtenha lucros magníficos.

É de conhecimento geral que, com o avanço da tecnologia nos últimos anos, a integração entre o mercado e o marketing empresarial tornou-se cada vez mais íntima, dependente e inter-relacionada. 

De fato, cada vez mais o contato entre o produtor e o consumidor constrói-se de maneira personalizada e atuante. Tanto para o fornecimento das mercadorias como para a oferta direcionada e planejada para cada público-alvo com o objetivo de aumentar as vendas. 

Nesse cenário, salienta-se a necessidade de um planejamento inteligente e operante para que as vendas e as ações se tornem cada vez maiores no e-commerce. 

Portanto, para quem deseja sair à frente e otimizar a atuação empresarial, deve investir em estratégias de vendas inteligentes. Aquelas que promovam uma relação sólida com os clientes, contornando as dificuldades e trazendo soluções que objetivem uma maior saída dos produtos e serviços. 

Assim, nesse cenário, surgem as estratégias conhecidas como Downsell e Upsell, que quando bem empregadas, podem alavancar as vendas de seu negócio e trazer um número maior de possíveis investidores. Isso porque, com o auxílio de um sistema de gestão, as vendas, as organizações dos dados e informações de lucro, saldo e investimentos podem ser feitas de modo organizado e controlado.

Downsell, o que é?

Para um melhor entendimento dessa interessante estratégia de marketing, é importante que se conheça o significado do termo. Assim, do inglês, ‘’down’’ significa ‘’baixo’’, enquanto ‘’sell’’ significa ’’vendas’. Portanto, Downsell aparece para representar a estratégia de realizar uma oferta com um menor valor financeiro para o comprador. 

Essa ação pode parecer estranha a uma primeira impressão, pois vendas com valores mais ínfimos parecem minar os lucros obtidos. Entretanto, é importante pontuar que o Downsell é utilizado para que não se perca a possível venda empreendida e, consequentemente, o cliente. 

Funciona desse modo: 

  • Um comprador se interessa pelo serviço ou produto ofertado, no entanto não concorda ou não possui recursos financeiros suficientes para arcar com o preço requerido.  
  • Então, é possível oferecer ao cliente uma outra proposta, com um preço menor, que caiba no orçamento dele, e que tenha menos recursos que possam aumentar o custo de venda, mas que ao mesmo tempo atenda às necessidades. 
  • É importante pontuar que a qualidade do serviço deve ser priorizada, independente do valor reduzido de venda, uma vez que a atração e captação do cliente é peça fundamental para que futuras vendas sejam fechadas.

Um exemplo prático de Downsell que funciona e é: 

  • Um cliente quer financiar um carro e se interessa em um modelo de automóvel pela qualidade de seu funcionamento e desempenho, no entanto não consegue arcar com o preço sugerido. 
  • Então, o vendedor sugere um modelo com menos adicionais, mas que ainda possui as mesmas características e desempenho da opção completa, por um preço mais atrativo e plausível para o cliente. Assim, não há a perda da venda, apenas um direcionamento que torna possível a saída dos produtos.

Upsell, o que é?

No mesmo sentido do termo supracitado, o Upsell, que significa venda com preço maior, surge no intuito de vender mais e obter mais lucros. Dessa maneira, ele se constrói como uma estratégia comercial baseada na oferta de um produto ou serviço. O valor monetário precisa ser maior em comparação com o que foi procurado originalmente pelo cliente.

Para colocar essa técnica de venda em prática, deve-se observar qual é o produto ou serviço procurado pelo cliente. Mas claro, levando em consideração as características e funcionalidades específicas. 

Depois, o vendedor responsável oferece uma opção superior do mesmo item. Assim, identificando as melhorias e apontando os benefícios decorrentes da compra, que pode se tornar mais interessante para a aquisição. 

O objetivo é tornar viável a saída do produto mais completo. Que mesmo tendo um custo mais alto, pode se tornar atrativo. Caso o upsell seja eficientemente posto em prática, com o fortalecimento da ideia de bom custo-benefício. 

Dessa maneira, há o benefício duplo:

  1. Contribui para o faturamento de seu e-commerce;
  2. Impacta positivamente a experiência do consumidor que irá desfrutar de um serviço completo e de qualidade. 

Um exemplo prático de Upsell é:

  • Quando um cliente procura uma empresa em busca de um curso online, e na hora do fechamento da compra, o vendedor oferece um plano alternativo, com horas extras de aula e assistência personalizada de mentores por um valor a mais na mensalidade, vendidos como um upgrade para a sua compra.

Como o Upsell ou Downsell impactam o seu e-commerce?

Se você se interessou pelas técnicas de venda, continue lendo para saber como elas podem impactar e influenciar as vendas em seu e-commerce. 

De início, para empreender uma boa venda é fundamental entender a situação do cliente e oferecer as opções de forma certeira e direcionada para que as expectativas sejam alcançadas. 

Com a aplicação do Upsell, você consegue promover um aumento da média de compra em seu negócio, além de criar oportunidades para a aquisição de produtos e serviços completos fornecidos pela sua empresa. Dessa maneira, os clientes conhecem, de forma ampla, os serviços oferecidos por você, testando a qualidade de seus produtos.

Já com a técnica de Downsell, há a redução do número de perdas de vendas, ou seja, é preferível ter uma venda de menor valor financeiro, com uma lucratividade reduzida do que não realizar a venda, o que geraria um lucro nulo. 

Nesse cenário, mesmo que o retorno financeiro médio diminua, há o fortalecimento de outras relações no mercado que são tão importantes quanto o lucro. A captação de novos clientes e o reconhecimento de seu e-commerce como uma opção de negócio flexível e preocupada com a satisfação dos clientes.

Conte com a ajuda do SAXPLUS para implementar o Upsell e o Downsell em seu e-commerce sem ter prejuízo!

Agora que você conhece os benefícios do Upsell e do Downsell resta saber como colocar essas ferramentas em prática em seu e-commerce e ter benefícios incríveis de maneira rápida e prática. 

Para isso, conte com a ajuda de quem é referência no setor, e adquira agora mesmo o sistema de gestão SAXPLUS, da empresa XKEY. Ela irá trazer soluções para impulsionar as vendas de seu negócio de maneira ágil e por um preço justo. 

Com um serviço de altíssima qualidade, o SAXPLUS proporcionará uma gestão de qualidade e analisar de forma automatizada a melhor maneira de aumentar as suas vendas e ter uma lucratividade crescente. 

Não perca tempo e confira agora mesmo o site para escolher a melhor opção para o seu e-commerce. E coloque em prática o Upsell e o Downsell no seu empreendimento de maneira direcionada e inteligente.

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