Promoções

QUER FAZER PROMOÇÕES SEM PERDER A MARGEM DE LUCRO?

As promoções são aplicadas para aumentar as vendas, mas só porque essa tática é popular não significa que seja sempre eficaz!

O que é lucro?

Oferecer uma promoção é uma maneira comprovada de conquistar clientes, aumentar as vendas e, eventualmente, descartar o estoque de mercadorias. Mas como fazer isso sem perder a margem de lucro?

É importante esclarecer que o lucro é o dinheiro que fica no total após o pagamento de todas as obrigações. No entanto, é válido ressaltar que existem dois tipos:

Margem de lucro bruto: diferença entre o preço de venda de seus produtos ou serviços, e seu custo de produção ou compra. Ou seja, é obtido através do valor entre a receita líquida e os custos de produção da empresa.

Margem de lucro líquido: diferença entre o preço de venda e o custo de produção ou compra, considerando os impostos que incidem sobre o produto.

Agora ficou ainda mais fácil entender, concorda? Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

Como obter a melhor margem de lucro para sua empresa?

Quando se trata de precificar seu produto ou serviço, a margem de lucro é o valor que você deseja ganhar com a operação, sendo uma das questões importantes que queremos saber quando falamos de preços. 

Ela nos orienta sobre como a renda se transforma não apenas em remuneração de recursos produtivos, mas também em geração de lucros.

Para isso, 3 pilares sustentam essa margem e você como gestor precisa ter domínio. São os seguintes:

1º: Custo – Está diretamente relacionada aos custos de produção. Portanto, para calculá-lo, é importante ter clareza sobre o valor dessa soma;

2º: Preço de venda – É o principal aspecto financeiro do seu negócio. É a partir dele que sua empresa vai gerar lucro e se tornará sustentável, por isso a importância em calculá-lo da forma correta. Para isto, deve olhar a concorrência, atributos e custos do negócio, além de verificar a margem de lucro;

3º: Lucro – É o retorno positivo sobre as vendas. Porém, deve ser levado em consideração o lucro bruto e o líquido, como descrito anteriormente. 

Ok, mas como manter a lucratividade com as promoções? Vamos descobrir a seguir! 

Afinal, como fazer promoções sem perder o lucro?

A luta para capturar a atenção dos clientes é mais feroz do que nunca. Portanto, as promoções são uma ótima maneira de sua empresa incentivar clientes em potencial a comprar seu produto ou se inscrever em seus serviços. 

Se bem orquestradas, elas aumentam as vendas no curto prazo, mas também atraem novos clientes.

Embora não exista uma fórmula mágica, as empresas devem questionar se estão a investir nas marcas e mecanismos promocionais adequados e identificar as referências que podem ajudá-las a aumentar as vendas, utilizando ferramentas e soluções que possam otimizar a sua estratégia comercial.

Mas para manter a lucratividade é importante calcular o preço promocional. Então, confira essas dicas a seguir para fazer isso dar certo:

1. Sua empresa e o cliente precisam sair ganhando

Lembre-se antes de lançar suas ofertas e promoções é importante seguir um roteiro para acertar nos descontos e não perder dinheiro. E, dentro dessa estratégia, tanto a boa execução na loja quanto a escolha da forma correta de abordar o consumidor são essenciais. Assim, ambos saem ganhando.

2. Foque nos lançamentos

Aproveite o lançamento de algum produto para fazer a promoção e atrair ainda mais clientela. Para tanto, deixe claro os benefícios aos seus clientes, além de ficar atento no melhor momento.

3. Esteja em alerta sobre as campanhas de grandes marcas

Primeiro, defina o objetivo da campanha promocional, mas também procure ficar de olho nas campanhas de grandes marcas para buscar inspiração. Afinal, elas estão inovando a todo momento. Além disso, cuide do calendário do varejo. O que você pode fazer também é criar suas próprias datas promocionais, como por exemplo o aniversário da empresa, semana especial, troca de coleção, queima de estoque, entre outros.

4. Deixe claro o tempo da promoção

Por definição, uma promoção é uma atividade realizada por um período de tempo predeterminado e limitado, com o objetivo de aumentar a demanda do consumidor e estimular as vendas. Portanto, deixe bem claro até quando vai durar a promoção.

5. Explore as redes

A visibilidade é fundamental. Por conseguinte, você pode anunciar suas promoções como qualquer outro produto ou serviço. Outdoors de ponto de venda, informações no site da sua empresa, blog ou postagens de mídia social, campanhas de marketing por e-mail, notícias de boletins, comunicados de imprensa, folhetos e publicidade impressa e on-line podem ser formas eficazes de informar clientes em potencial sobre sua promoção.

6. Conte com um ERP para não errar no cálculo das promoções

Fazer promoções sem perder margem de lucro pode ser ainda fácil com a ajuda da tecnologia. Se um produto/serviço for vendido com desconto fora da faixa permitida, a empresa estaria perdendo dinheiro. Por isso que a plataforma SAXPLUS ajuda a limitar a porcentagem de negociação de comerciais e a definir alertas se alguém sair do intervalo estabelecido.

Assim como a mídia social e seu site são ótimas plataformas para divulgar suas promoções, é importante que você tenha ferramentas para ajudá-lo a acompanhar o desempenho desses esforços. Graças a eles você poderá identificar o que faz mais sucesso, registrando o comportamento das pessoas envolvidas nas promoções.

Garanta promoções incríveis com o SAXPLUS!

Hoje existem diferentes soluções ERP no mercado que permitem calcular o preço de venda através da aplicação de tabelas automáticas. Isso significa que, além de ganhar agilidade e velocidade, você também ganha segurança, pois minimiza a margem de erro. Ou seja, os preços são definidos de forma precisa e fácil.

E muita atenção aqui: se um produto/serviço for vendido com desconto fora da faixa permitida, a empresa estaria perdendo dinheiro! Por isso, o software SAXPLUS ajuda a limitar a porcentagem de negociação de comerciais e ainda suporta multitabelas de precificação.

Mesmo que a implementação de um software seja um processo que exige esforço, tempo e recursos, não há dúvida de que é um desafio que vale a pena enfrentar, principalmente para o crescimento de sua empresa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ultimos posts

Entre em contato

Endereço

Av. Carneiro Leão, 294 Sala 302, Zona 01 - Maringá, PR
R. Para, 1122 Sala 71, Centro - Londrina, PR

Telefone

(44) 3026-0038