gestão

5 SINAIS DE QUE SUA GESTÃO ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA!

Conheça sinais de que sua gestão está precisando de ajuda e quais são os sinais de gestão de sucesso para ficar atento e melhorar seu negócio.

A gestão de sucesso é aquela que cuida das metas, prazos, objetivos e ainda é capaz de manter a equipe atuando com eficiência e motivação.

Obviamente, a gestão enfrenta problemas e dificuldades no dia a dia como os demais setores do negócio, o que faz com que seja necessário ter boas ferramentas e ajuda pontual para lidar com as demandas existentes.

Por isso mesmo, elencamos alguns sinais de que sua gestão pode estar precisando de ajuda extra para alcançar o patamar de sucesso tão sonhado.

Tudo que precisa saber sobre gestão empresarial

Ser um habilidoso negociador, resiliente, ter visão empreendedora e ser capaz de lidar com pressão tornam o profissional gestor muito mais eficiente.

Realizar gestão não é complicado quando o profissional se dedica para atingir resultados acima da média. Por mais complexo que o dia a dia possa parecer, a dedicação e trabalho contínuo em busca das metas resulta na conquista daquilo que o gestor almeja.

Trabalhando constantemente em suas competências, os profissionais conseguem melhorar a própria performance e naturalmente os resultados passam a surgir de forma mais fácil.

Derrubando de forma definitiva a crença limitante de que gestão empresarial é complexo, difícil e excessivamente desafiador, é possível enxergar as ferramentas corretas para atuar com eficiência.

E por fim, mas não menos importante, o gestor empresarial precisa conhecer todos os processos internos para que consiga alcançar o auge de seus resultados.

Uma vez que, tal conhecimento possibilitará ações estratégicas que descomplicam o cotidiano do negócio.

5 erros mais comuns ao gerenciar uma empresa

Não é raro que gestores cometam erros em seu trabalho diário, e é absolutamente normal não estar 100% todos os dias.

No entanto, alguns deslizes impedem que a gestão de sucesso, além disso, pode estar relacionada à sinalização de que a gestão pede socorro.

Conheça quais são os erros, assim poderá intervir no momento certo e auxiliar a equipe conforme a necessidade, confira:

1. Zero registro das operações realizadas e não realizadas

Sem o registro das operações, o controle da empresa fica abalado. E obviamente, isso dificulta a organização do departamento de compras e de toda a dinâmica interna.

A falta de registro leva a gestão a trabalhar com a intuição, aspecto que acaba minimizando a efetividade e potencializando o cometimento de erros.

2. Desorganização do estoque

Sem organização de estoque a empresa perde competitividade no mercado. É necessário registrar o que é vendido, em qual quantidade e o que fica parado no estoque por mais tempo.

Fazer uma boa gestão dos produtos é indispensável para o crescimento do negócio.

Tendo em vista que, a gestão eficiente usa os dados para ter um bom fluxo de estoque, evitando faltas e excessos, o que aumenta a lucratividade da empresa e suas oportunidades de negociações.

3. Valor variável do pró-labore

O valor variável do pró-labore abre margens para discussões entre os sócios, erros nos pagamentos e perda de competitividade do negócio.

Esse é um valor que precisa ser acordado previamente, sendo fixado de acordo com o que cada sócio investiu, ser um valor fixo ou igual para todos os sócios.

Seja qual for a escolha, é fundamental que o valor não se altere todos os meses, para evitar problemas.

4. Não ter fluxo de caixa

O fluxo de caixa permite ter um diagnóstico da saúde financeira de seu negócio. Bem como, minimiza o risco de perdas de capital envolvendo furtos de colaboradores que tenham acesso ao dinheiro.

Quanto maior é o volume de negociações, maior é a importância de ter um fluxo de caixa preciso, tendo como objetivo a saúde e controle financeiro.

5. Sistema de gestão não incluso na rotina de trabalho

Não ter um sistema de gestão facilita que os erros sejam cometidos no dia a dia. Uma vez que, os processos internos ficam muito burocráticos, com o preenchimento de planilhas sendo feito manualmente, o que gera dificuldade de emitir relatórios analisando os dados, bem como, abre margem para erros como o esquecimento de atualizar uma informação.

Visto isso, é preciso ter em mente que algumas técnicas, relativamente simples, podem fazer toda a diferença na gestão de sucesso. Sendo assim, selecionamos 3 delas, confira:

  • Administrar melhor o tempo: Fazer uma boa gestão de tempo possibilita que o cotidiano de trabalho seja otimizado, garantindo que o gestor tenha flexibilidade para que consiga auxiliar a equipe e desempenhar suas funções diárias. Além disso, listar prioridades e atuar de forma focada, são fatores que contribuem para que o profissional tenha alta produtividade e bom uso do tempo disponível na empresa.
  • Ter em mente que o cumprimento de prazos é fundamental: Um gestor de sucesso é exemplo para a equipe. Portanto, não pode atrasar prazos frequentemente. Cumprir o que promete e atuar nos prazos estabelecidos impõe respeito e dita o ritmo do negócio, evitando que os atrasos dificultem o processo de alcançar resultados.
  • Manter boa comunicação entre as equipes: Um gestor que se destaca é capaz de manter uma comunicação eficiente entre as equipes. Fazendo com que tudo funcione como uma engrenagem perfeitamente alinhada. A comunicação clara e eficiente é uma das habilidades mais essenciais dos gestores, para evitar conflitos entre equipes e trazer dinamicidade para o dia a dia de trabalho.

7 Diferenciais de uma boa gestão

Um bom gestor tem diferenciais significativos em sua atuação na empresa, e por esse motivo, elencamos os 7 principais pontos para observar e aperfeiçoar sua performance para uma gestão de sucesso.

  1. Autoconhecimento

Reconhecer suas limitações, fraquezas e potenciais auxilia que sua gestão tenha uma ótima performance.

O coaching de carreira é uma ferramenta útil para você que busca aperfeiçoar seu autoconhecimento e trabalhar seus pontos fracos.

  1. Conhecimento geral do seu negócio

Conhecer todos os processos internos, entender a dinâmica e o ritmo do negócio é fundamental para que você, gestor, possa aplicar melhorias significativas em sua empresa.

Sem o conhecimento geral do negócio, as ideias e sugestões acabam sendo demasiadamente vagas e não encontram aplicabilidade.

  1. Inteligência emocional em dia

Para lidar com uma equipe de profissionais é preciso saber administrar suas emoções. Afinal, os conflitos e imprevistos são parte do dia a dia, manter a calma é indispensável.

  1. Flexibilidade e adaptação às mudanças e avanços mercadológicos

O mercado está cada vez mais dinâmico e diversos fatores acabam influenciando a performance de um gestor.

Por isso, se adaptar às novas realidades, aprender a usar a tecnologia da melhor forma e se relacionar com as mudanças amigavelmente é fundamental para uma carreira e gestão de sucesso.

  1. Foco não só em resultados, mas também em pessoas

É essencial buscar resultados sem atropelar as pessoas na equipe. Liderar profissionais requer motivá-los diariamente, visando que alcancem os resultados pretendidos e se sintam valorizados no processo.

  1. Atitudes e pensamentos positivos

Como líder, o gestor precisa demonstrar engajamento, educação, confiança no processo e comportamentos motivacionais.

Afinal, ele inspira os colegas de trabalho e todos vão adotar a mesma postura quando perceberem que é a cultura da empresa.

  1. Sistema de gestão completo

Ter um sistema de ERP completo, moderno e de fácil aplicação na empresa é um diferencial para a performance da gestão.

Tendo em vista que, facilita a dinâmica de registro de informações, emissão de relatórios e controle do negócio, aspectos que possibilitam ao gestor refinar procedimentos internos e otimizar o cotidiano da empresa, levando a equipe aos resultados que sempre quiseram alcançar.

Nossas soluções te ajudarão a se tornar o melhor gestor!

A SAXPLUS é uma solução completa de sistema ERP para te auxiliar a se tornar um gestor melhor. 

Moderno e constantemente atualizado, o sistema possibilita integração de todos os setores da empresa, suporta diferentes tabelas de precificação, faz envio de boleto por e-mail, é integrado com plataformas de e-commerce, oferece gerenciamento de projetos, cotação com fornecedores e rastreabilidade de produção, além de muitas outras funções que o sistema oferece.

Todos os dados facilitam o cotidiano do gestor e aumentam a competitividade da empresa.  

Aproveite que já sabe a importância de ser ajudado pela tecnologia, para clicar em QUERO CONHECER AS SOLUÇÕES XKEY e experimentar o SAXPLUS.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ultimos posts

Entre em contato

Endereço

Av. Carneiro Leão, 294 Sala 302, Zona 01 - Maringá, PR
R. Para, 1122 Sala 71, Centro - Londrina, PR

Telefone

(44) 3026-0038