WhatsApp Image 2021-11-22 at 10.04.37

CONHEÇA OS 10 PASSOS PARA IMPLANTAR O PPCP NA INDÚSTRIA!

Descubra como implantar o PPCP na indústria e se beneficiar dessa ferramenta.

O PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção) é uma ferramenta de planejamento da sua jornada de produção, sendo um dos principais benefícios, minimizar os efeitos de ocorrências inesperadas durante a execução desse planejamento.

É um conceito fundamental para o bom desempenho da indústria, permitindo contornar situações não-planejadas, melhorando os resultados e reduzindo os custos.

Fatores como a quantidade, o momento e qualidade dos produtos de acordo com o seu custo são recursos produtivos que devem estar alinhados para a implementação do PPCP na indústria.

Confira todos os detalhes das etapas de implantação e as vantagens desta ferramenta neste artigo.

O qUE é PPCP e pOR QUE É tÃO IMPORTANTE PARA A INDÚSTRIA?

O PPCP é uma ferramenta desenvolvida para mitigar o efeito de acontecimentos não-planejados na execução da sua indústria.

Deve ser uma rotina frequente, até mesmo diária, pois permite evitar erros e reduzir custos com problemas de produção e com situações inesperadas.

Seguir as etapas do PPCP para implantar essa ferramenta em sua empresa é muito importante porque permite entender o funcionamento da indústria.

Essa compreensão melhora o processo produtivo, reduz os custos, além de oferecer diversos recursos para impulsionar seus resultados. É um conceito cada vez mais aprimorado e a cada dia mais necessário para otimizar a rotina industrial.

Veja o passo a passo para implantar o PPCP na indústria.

QUAIS SÃO AS ETAPADAS DA IMPLANTAÇÃO DO PPCP?

1. Definição da equipe

A primeira etapa de implementação do PPCP na indústria é a definição de equipe, ou seja, a seleção de um grupo de pessoas focadas em implantar essa ferramenta em todas as áreas de sua empresa, sendo agentes propulsores da mudança.

Nesse aspecto, para que a mudança seja melhor aceita, é importante que aqueles que têm autoridade na indústria tenham papel nessa implementação e apoiem a equipe de implantação.

2. Sensibilização

Nessa etapa, as demais equipes são informadas sobre a ferramenta, sendo sensibilizadas e apresentadas à metodologia, ao cronograma, aos objetivos gerais e específicos.

Desse modo, quanto maior o conhecimento sobre as vantagens, as etapas e a aplicação do PPCP na indústria, melhor a aceitação e mais fácil a implementação do projeto.

3. Nivelamento do Conhecimento

Nessa etapa, treinamentos são fundamentais para que toda a equipe de sua indústria tenha entendimento sobre o PPCP, sobre sua importância, complexidade e sobre o papel de cada setor nesta implementação e no sucesso da ferramenta.

4. Caracterização do tipo de sistema produtivo

Outra etapa importante da implementação do PPCP na indústria é a caracterização dos sistemas de produção existentes.

Essas classificações são fundamentais para que a implementação do PPCP seja adequada para as demandas industriais que usufruirão dos benefícios da ferramenta.

Na etapa de caracterização do sistema produtivo, a indústria deve entender qual é o seu tipo de sistema produtivo, quais as suas características, e se existem características específicas de sua indústria.

Todas as perguntas relevantes para entender o seu sistema de produção são importantes nessa etapa, uma vez que é preciso conhecer, de fato, a empresa e o nível de complexidade para a execução do PPCP.

5. Análise das Condições Especiais do Sistema

Nessa etapa, as características peculiares do sistema produtivo são analisadas.

Seja o produto, o mercado, o diferencial da empresa ou a concorrência, os fornecedores e a estratégia, o layout e a focalização do produto, enfim, tudo o que for relevante para entender o que é especial e particular sobre a indústria em que o PPCP será implementado.

6. Levantamento de Informações e análise do sistema atual

Nessa etapa de levantamento de informações, a situação atual da indústria é analisada, buscando compreender a indústria no momento da implementação, qual seu sistema de informações, características de seu estoque, lead time, fornecedores, etc.

A partir do levantamento da situação atual, é possível fazer um brainstorming de propostas de melhorias.

7. Simplificação e sistematização das atividades

Após definir o que pode ser melhorado, deve-se olhar para a aplicação prática e simples dessas melhorias.

Trata-se de ter um olhar para o fluxo de atividades do PPCP, para o produto e para o sistema de produção de modo a melhorar o processo produtivo, aumentando a eficiência e reduzindo os custos da indústria.

8. Definição e especificação de requisitos

Nessa etapa, o melhor sistema produtivo é escolhido, observando-se os requisitos necessários para o sucesso da indústria em que o PPCP está sendo implementado.

9. Seleção ou desenvolvimento

Eis o momento de se entender a necessidade de sistemas operacionais, tomando decisões sobre o processo produtivo e sobre a implementação do PPCP.

Deve-se buscar as soluções que atendam às questões específicas da indústria em que atua, considerando desde as necessidades mais básicas até as mais complexas.

10. Implementação do sistema

Depois de feitas as decisões sobre as melhores opções para a sua indústria e sobre o sistema, chegou a fase da implementação.

É nessa fase que será estruturada uma estratégia para migrar para o sistema escolhido, sendo as equipes da sua indústria capacitadas para passar pela transição da melhor forma possível e tornando todos aptos para trabalhar com o novo sistema.

A última etapa desse processo é justamente implantar a melhoria contínua na indústria com o PPCP como ferramenta para que os processos sejam sempre acompanhados e aperfeiçoados.

COMO A XKEY PODE AJUDAR?

Simplifique o processo de implantação com uma empresa especializada!

A Xkey desenvolveu o melhor e mais completo software para PPCP, ou seja, reunimos funcionalidades sensacionais para facilitar todo o processo produtivo e ainda disponibilizamos todo o suporte técnico que você precisa!

O módulo controle de produção é uma poderosa ferramenta de análise e acompanhamento, viabilizando o controle de todo o processo, desde a configuração do produto, produção e operação até o gerenciamento do estoque por lote ou série.

Conheça algumas das principais vantagens que o SAXPLUS tem a oferecer:

  • Tecnologia de ponta que entrega um sistema completo e que vai te ajudar a implementar o PPCP de forma simples e prática;
  • Dados confiáveis para a gestão;
  • Suporte de qualidade para te ajudar e tirar dúvidas sempre que precisar;
  • Análises e relatórios inteligentes;
  • Integração com módulo de Vendas e Faturamento;
  • Integração com leitores de código de barras.
  • E muito mais!

Confira agora mesmo como implementar esse sistema que vai trazer tantos benefícios para a sua indústria. Faça uma demonstração gratuita e surpreenda-se!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ultimos posts

Entre em contato

Endereço

Av. Carneiro Leão, 294 Sala 302, Zona 01 - Maringá, PR
R. Para, 1122 Sala 71, Centro - Londrina, PR

Telefone

(44) 3026-0038